terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O que é ser professor Rondonista!



 Bom dia galera do Rondon, hoje resolvi escrever sobre nós professores, fiquei apreensivo, pois o objetivo não é auto promoção , mas um pedido das nossas famílias, que estão atentas acompahando tudo, mas que até agora ainda não tinha nos visto, pois formamos os bastidores da operação em Capela.

Ser professor Rondonistas é ser o ultimo a dormir, preocupado com os que ainda não chegaram, é ser o primeiro a acordar para logo cedo, verificar a logística da operação e coisas como quem vai e para onde vai.

É ser amigo e saber ouvir e motivar, é ser meio pai e dar bronca, ou conselhos tipo" essa roupa não tá legal!, bebam muita água!, passem protetor solar!".

Ser professor Rondonistas é não ter tempo as vezes para ligar pra casa e dar um oi para os entes queridos, pois o trabalho começa cedo, e termina muito tarde.    

É esquecer o aniversário de pessoas importantes, ou  lembrar apenas quando faltam 5 minutos para a data acabar. É pensar o tempo inteiro em tudo e todos e se preocupar com o sucesso e acertos de cada um, pois o exito é sempre coletivo.

Contudo, ser professor Rondonista  é ter o privilégio de estar à frente de uma equipe selecionada de estudantes , que a cada dia se superam e se redescobrem.

Não há palavras para descrever a alegria de ver um sorriso de uma criança diante de um filme projetado na praça. Ou mesmo receber um abraço de alguém da comunidade seguido de uma frase de agradecimento " obrigado por lembrar de nós".

 É simplesmente mágico ouvir um elogio do tipo, "esses estudantes rondonistas são uma simpatia e muito preparados".

Outra alegria é ver nos olhos dos nossos acadêmicos a alegria de ajudar alguém, de receber uma fruta, uma abraço, um gesto de carinho.

Melhor ainda é ver seus acadêmicos recebendo cartazes, poesias, pinturas a guache, ambos com declarações de uma amizade que se inicia, de uma gratidão sincera.


Ser professor Rondonista é ficar feliz com o crescimento dos nossos acadêmicos , é vibrar com a bela apresentação que fizeram e perceber o amadurecimento de um estudante e o surgimento de um profissional  mais humano, com mais interação com a sociedade e com vivências verdadeiras de mercado.

Enfim, ser professor Rondonista é perceber que mesmo com uma pouco mais idade e talvez mais horas em cadeiras nas universidades, temos o mesmo entusiasmo e alegria de participar do Rondon, porque independente de qualquer coisa, o projeto Rondon é uma lição de vida e cidadania. 

Um comentário:

  1. ser professor rondonista é trabalhar com todos por todos e ao mesmo tempo em pro de uma unica causa... ei rondonistas qual é sua missão.. vir para capela pra formarmos cidadãos!
    obrigada a todos os professores, por nos ajudar sempre que possível!

    ResponderExcluir