sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Acadêmicas Rondonistas da Univali ensinam uma forma eficaz para tratamento de águas cinzas em Capela

As Rondonistas da Univali  fazem demonstração prática de um sistema de tratamento de águas cinzas na comunidade de Pirunga , no interior de Capela.

As acadêmicas colocaram a mão na terra e mostraram o passo a passo de um sistema de filtragem das águas cinzas, que são as águas residuais das pias, dos chuveiros e tanques de lavar roupa.

As águas cinzas acumulam resíduos de comidas, detergentes e gorduras, que além de provocar  mal cheiro podem alimentar bactérias e consequentemente causar doenças nas crianças.As águas ficam espalhadas pelo quintal tornando difícil proibir o contato delas com crianças e animais domésticos.


O tratamento de águas  cinzas é muito simples, um sistema que conta com um decantador (barril,), canos pvc, um sistema de filtragem com areia e brita e um plantio de bananeira( 3 mudas) ou outra cultura que absorve grandes quantidades de água.


O custo médio do sistema é de no máximo R$ 100 , tornando-o de fácil acesso para população mais carente e ao final, além de eliminar os problemas, ainda se ganha com as frutas produzidas no próprio quintal.

2 comentários:

  1. Gostei da materia, e gostaria, se possível, receber as orientações técnicas de como construir este sistema de tratamento de águas cinzas.
    Att,
    Jose Luiz
    glock430@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. gostei muito , vocês poderiam explicar como fazer este sistema de tratamento da água cinza passo a passo

    ResponderExcluir